Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
Medalhistas da Olimpíada de Paris levarão pedaço da Torre Eifel
-
Foto: Benoit Tessier / Reuters -
Projetadas por joalheria, medalhas possuem ferro fundido do monumento
Os atletas que chegarem ao pódio nas próximas Olimpíadas de Paris serão recompensados com um pedaço da Torre Eiffel, anunciaram os organizadores na quinta-feira (8), ao revelar as medalhas do evento, que conterão pedaços em forma de hexágono a partir de fragmento do monumento.
A ideia era vincular os Jogos aos símbolos da França, afirmou Thierry Reboul, diretor de criação da Paris 2024.
"O símbolo absoluto de Paris e da França é a Torre Eiffel" disse Rebout aos repórteres. "É a oportunidade para os atletas levarem um pedaço de Paris com eles."
The most unique, historic and unforgettable souvenir of Paris! 🇫🇷
— The Olympic Games (@Olympics) February 8, 2024
🥇🥈🥉 Every #Paris2024 Olympic and Paralympic medal will be adorned with a piece of original iron from the Eiffel Tower. pic.twitter.com/jIytQXFtUD
Projetadas pela joalheria Chaumet, as fichas hexagonais de 18 gramas, que representam o formato da França, são feitas de ferro retirado da Torre durante reformas anteriores e depois armazenadas por anos em um depósito cuja localização é secreta.
Os pedaços hexagonais ficam no centro das medalhas de ouro, prata e bronze, rodeados por ranhuras que evocam raios de luz que irrompem para fora - extraídos de um desenho de tiara nos arquivos da Chaumet.
O verso das medalhas apresenta a deusa grega da vitória, Niké, com a Acrópole de um lado e a Torre Eiffel do outro.
As medalhas paralímpicas apresentam uma vista da Torre Eiffel por baixo e são estampadas com Paris 2024 em braile.
As 5.084 medalhas são produzidas pela casa da moeda da França, a Monnaie de Paris.
"Queremos garantir que esses pedaços da Torre Eiffel fiquem em casa", disse a jogadora francesa de tênis em cadeira de rodas Pauline Déroulède aos repórteres. "Vê-las tão perto dá uma motivação extra", acrescentou outra atleta do país, a lutadora Koumba Larroque.
Deixe seu comentário